sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Música: Viagem

Como não concordar? "Viagem" é realmente uma utópica viagem pelas asas da mãe poesia. Depois da chegada da lírica presença é hora de partir e deixar a tristeza para trás, "tô de malas prontas, hoje a poesia veio ao meu encontro, vamos viajar". Sigamos as trilhas de Sol, que de tantas trevas e desamores pensamos que nem existiam mais. Porém elas sempre estiveram ali, escondidas querendo brincar, querendo nos acompanhar em nossa longa jornada. Valsemos com as aves trovas de poesia que são embaladas por nossos versos pequeninos. Colhamos as mais belas folhas do jardim, com uma redenção a nós mesmo pelos tempos de medo.
Mas não chorais poesia, nós vamos voltar num luzir de lua serenizado. No alazão da noite. Raio!
Na voz de Marisa Gata Mansa entendo sua versão mais que definitiva e intransponível, a doce voz-flauta de Gata Mansa atravessa todas a gerações por mais de 40 anos. Essa música resiste no imaginário e na alma das pessoas. Com a leveza das sua interpretação a cantora consegue purificar ainda mais as palavras cristalinas escrita por um jovem rapaz de 14 anos a sua época, Paulo César Pinheiro, que em toda sua imaturidade, maturou em umas das mais inspiradas e poéticas músicas de que já ouvi falar.
Não há análises que definam a letra de Paulo César, nem a voz de Marisa e nem a melodia reconfortante de João de Aquino. Só nos resta ouvirmos, apreciar até a última notinha que pudermos captar. Como um dos últimos bálsamos a toda correria, toda individualidade, todo estresse. Vamos viajar nas asas poéticas da luz, da arte, da imortal poesia-cantada: a música!

Marisa Gata Mansa - Viagem


Nenhum comentário:

Postar um comentário