terça-feira, 9 de novembro de 2010

A voz do Brasil


Qual é a maior cantora do país? Podem perguntar, re-perguntar, gritar, procurar em todos os lugares. Não adianta, essa - aparente - simples pergunta, não possui resposta.
Delegar esse título a apenas uma voz seria como mostar apenas uma parte verde da colcha de retalhos, e setenciar que a colcha é toda verde. Quero dizer que temos vozes demais para entregar um cetro e uma coroa.
Muitos diriam categoricamente: Elis! Claro, não se nega a importância da Pimentinha e sua voz de trovão. Do seu jeito único e eclético, indo de Adoniran para Rita Lee.
Outros diriam Dalva de Oliveira, sem dúvidas o rouxinol também tem seus créditos, seus agudos impressionaram Villa Lobos e a bem longe da terra de origem, a própria Rainha da Inglaterra tremeu ante sua voz de ouro.
Poderia eu dizer, como admirador incondicional, que a maior foi Maysa. A mesma que possuía os dois enorme olhos verdes e que encantou os cinco continentes por onde passou.
Muitos pensariam nas irreverentes Rita Lee e Elza Soares, na passional Ângela Maria. A meiga Nana Caymmi.
Outros lembrariam com carinho de Dolores Duran a sensivel compositora de "A noite do meu bem" e que morreu precocemente aos 29 anos.
Outros trariam a tropical Gal, a sublime Bethânia, a doce Nara.
Uns mais apegados as raízes, lembrariam de Clara Nunes e todo seu molejo de sereia dos rios - levando em conta que Minas não possui praias. Seu samba é um ícone de toda uma geração. A Portela agradece.
Teria outros ainda mais nostálgico que dirão: Elizete Cardoso (A divina!), Linda Batista, Dircinha Batista, Marisa Gata Mansa, Nora Ney, a luso-brasileira Carmen Miranda ou então sua irmã Aurora.
Alguns modernos arriscariam algo como Paula Toller, Ivete Sangalo, Ângela Roro e outras contemporâneas.
Mas ainda nego! Nego todos, não há essa classificação.
Unindo todas essas maravilhas, enlaçamos emoções que Elis não transpassava mas que em Dalva sobrava. Constituindo um firmamento de cantantes.
A voz do Brasil é de Maysa, é de Elis, de Dalva é de todas aquelas que conseguiram passar com sua arte a verdade impregnada em cada poro suado ao expelir a alma a cantar pelo mundo afora. A voz do Brasil é um jogral, é um prisma multifacetado. A voz do Brasil é nossa!!


Caio A. Leite - 09/11/2010

Um comentário: